CAPS de Campinápolis realiza em setembro pedalada pela vida; vídeo
A ação vai acontecer no dia 01, em alusão ao setembro amarelo.

Por: Adailson Pereira
O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Campinápolis (a 545 km de Cuiabá), vai realizar no dia 01 de setembro, a partir das 17h30, uma pedalada pela vida, em alusão ao mês de prevenção ao suicídio. O ponto de concentração vai ser no ginásio da praça central do município.
Psicóloga do CAPS, Heloísa Ferreira Formiga ressaltou que o objetivo da pedalada é chamar a atenção para essa temática.
“Infelizmente, esse tema faz parte da realidade da nossa cidade. Com a ajuda das pessoas que vão participar conosco, vamos fazer uma divulgação dessa mensagem de saúde, de vida, de valorização e de esperança, além de sensibilizar as pessoas com essa experiência de cuidado, tanto físico, quanto mental, com as necessidades de emoções, lidando com angústias e sofrimentos e, o nosso objetivo é, oferecer o cuidado a essas pessoas e divulgar que o município tem serviços que cuidam dessa demanda”, disse a psicóloga.
Formiga ainda ressaltou que jovens, adultos idosos e crianças, desde que estejam com os seus responsáveis, podem participar da pedalada. Ela revelou que a ação terá suporte e apoio da Polícia Militar e uma ambulância do Hospital, que irão percorrer as principais ruas de Campinápolis durante a ação.
Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), cerca de 1 milhão de pessoas morrem por suicídio a cada ano no planeta, o que equivale a uma morte a cada 40 segundos. No Brasil, o cenário é igualmente grave: uma morte por suicídio ocorre a cada 45 minutos, totalizando mais de 2.160 óbitos por dia no país. A faixa etária mais afetada é entre 17 e 29 anos.
Médico, Leonardo Prudente ressaltou esse alto índice de mortes. “Infelizmente é muito alto e essa pedalada é justamente para isso, valorização à vida. Vai ser um ato alegre e todos podem participar. Esperamos realizar essa ação todos os anos”.
Segundo os organizadores da pedalada, todos devem estar vestidos com uma peça de roupa na cor amarela, e serão entregues laços e fitas, além de balões para os participantes.
Peça ajuda
Se você ou alguém que você conhece está precisando de apoio, saiba que a ajuda está disponível.
Procure o Centro de Valorização da Vida (CVV), que oferece apoio emocional e prevenção do suicídio de forma gratuita e sigilosa, 24 horas por dia. Ligue para 188 ou acesse cvv.org.br.
Em Campinápolis, o CAPS e as Unidades Básicas de Saúde também são portas de entrada para o cuidado em saúde mental. Não hesite em buscar ajuda.
Comentários (0)
Comentários do Facebook