Denúncias sobre furto de energia aumentam 84% em MT

As denúncias são essenciais para identificar e coibir o furto.

Denúncias sobre furto de energia aumentam 84% em MT
Foto: Reprodução

Folha Max

 

No primeiro semestre deste ano, as denúncias anônimas para combater o furto de energia tiveram um aumento de 84,75% em comparação ao mesmo período do ano passado (janeiro a julho), segundo dados do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp). Nos primeiros seis meses de 2024 foram 59 denúncias contra 109 no mesmo período de 2025.

 

Com o aumento das denúncias, o número de prisões também subiu. No primeiro semestre de 2024, 34 pessoas foram presas por furto de energia, enquanto nos primeiros seis meses de 2025, esse número dobrou para 73, mostrando a eficácia das denúncias no combate ao crime.

 

“As denúncias são essenciais para identificar e coibir o furto. Esse aumento é importante pois, além de prender os criminosos, demonstra a conscientização da população sobre a gravidade do problema e a importância da colaboração para garantir a segurança e a eficiência do fornecimento de energia”, disse Luciano Lima, gerente de perdas da Energisa Mato Grosso.

 

O furto de energia é crime previsto por lei (artigo 155 que prevê até quatro anos de prisão) e pode causar acidentes como choques, curto-circuito e incêndios na rede elétrica. Além disso, os chamados “gatos” causam instabilidade no fornecimento.

 

O secretário adjunto de Integração Operacional da Sesp, coronel PM Fernando Augustinho, destacou a importância da atuação conjunta das forças de segurança. Segundo ele, a Polícia Militar e a Politec participam de todas as operações integradas, e, quando necessário também há a participação da Polícia Civil.

 

“Esse trabalho conjunto visa garantir segurança necessária às equipes da Energisa durante as ações de verificação de furto de energia elétrica, além do trabalho da Perícia Técnica. A integração busca assegurar a ordem e a regularidade no fornecimento de energia, além de evitar acidentes que podem gerar ocorrências atendidas pelo Corpo de Bombeiros e outras forças de segurança. Vale lembrar que o furto de energia além de crime, também representa impacto na prestação de um dos serviços públicos mais essenciais que é a energia elétrica oferecida à população”, afirmou.

 

Denuncie

 

A concessionária de energia possui um centro de monitoramento de fraudes e furtos e quem quiser denunciar pode entrar em contato pelos canais de atendimento. Ajude a combater o crime.

 

WhatsApp (Gisa): (65) 99999-7974
Aplicativo Energisa On
Site: energisa.com.br
Call Center: 0800 646 4196