Em entrevista, prefeito de Novo São Joaquim fala de obras e projetos que estão sendo executados no município

Leonardo Farias Zampa participou do programa Café com Prefeito na terça-feira (11).

Em entrevista, prefeito de Novo São Joaquim fala de obras e projetos que estão sendo executados no município
Foto: Mix Agência Criativa

Por: Adailson Pereira

O prefeito de Novo São Joaquim (a 478 km de Cuiabá), Leonardo Farias Zampa (PL), concedeu, na terça-feira (11), uma entrevista ao programa ‘Café com Prefeito’, do Grupo Mix de Comunicação, sediado em Campinápolis. Durante a conversa, o gestor falou sobre as obras que estão em andamento no município, projetos e futuro na política. Entrevista completa no final da reportagem

 

Iniciando o quarto mandato como prefeito por Novo São Joaquim, Zampa destacou na entrevista os vários projetos que estão sendo desenvolvidos no município, entre eles, malha asfáltica em rodovias.

“Temos projeto aprovado do asfalto da MT-110 que liga Novo São Joaquim ao Chapéu de Palha na BR-070,falta apenas o licenciamento ambiental, por passar nas proximidades de uma reserva indígena. Já está em fase de andamento o asfalto de 60km, ligando o distrito de Itaquerê à Primavera do Leste. Esta obra deve ficar pronta até o meio deste ano”.

 

O gestor ainda relatou que em reunião com o governador Mauro Mendes, os produtores do município se mobilizaram para fazer o projeto de malha asfáltica na MT-448, que liga Novo São Joaquim ao distrito de Itaquerê.

Em reunião com os vereadores e o vice-prefeito Fernando da São Luís (PL), o prefeito revelou que a prefeitura vai custear o projeto de asfalto entre Novo São Joaquim ao distrito de Cachoeira da Fumaça. “Já está sendo executado, a parte topográfica já está pronta, faltando apenas a parte do escritório e licenças ambientais. Queremos aprovar esse projeto até o meio deste ano. Temos três vias de projetos de asfalto, o governador disse que vai nos contemplar com uma [...] com todos os projetos prontos, fica mais fácil a gente pedir um pouco mais e ele nos ajudar com as outras vias”.

 

Saúde

Leonardo Farias Zampa também falou dos investimentos feitos na saúde municipal. Entre eles, estão a aquisições de equipamentos para o hospital municipal e a contratação de médicos especialistas.

 

“Hoje, temos médicos que atendem oito especialidades. Atendemos em nosso hospital, pacientes de mais de 30 municípios. Somos referência em saúde no Estado [...] somos obrigados a investir 15% na saúde, mas vamos além e investimos 25% anual [...] agradeço a Deus e a toda equipe do nosso hospital, desde o pessoal da limpeza, parte administrativa ao médico. Todos são comprometidos”, disse o gestor.

 

Infraestrutura e obras

Em 2024, Novo São Joaquim foi considerada uma das melhores cidades para se viver em Mato Grosso. Zampa destacou esse feito graças aos avanços feitos em diversas áreas.

“Somos uma das poucas cidades do Brasil que contempla o marco regulatório. Temos quase 100% de rede esgoto além de água tratada. Damos destinação correta ao lixo doméstico. Nossa cidade tem 100% das ruas pavimentadas. Vamos recapear todas as ruas da cidade, fazer sinalização horizontal e vertical.

Outro grande avanço é a Fábrica de Ração. De acordo com o prefeito, a obra já está finalizada e com os equipamentos no interior dela. “A equipe já foi contratada para instalar os equipamentos. Vamos ser contemplados pelo Governo do Estado com um silo de 10 mil sacas e uma balança rodoviária. Nosso próximo passo é montar uma associação, a cooperativa. A fábrica estará em pleno funcionamento em meados de 2025”.

 

Outro grande projeto que está sendo executado é referente ao anel viário, que visa tirar os veículos de cargas do centro da cidade.

Além disso, o gestor disse na entrevista, que está em andamento o projeto de Orla na Cachoeira da Fumaça que contará com quiosque, playground, restaurante, fonte alternativa, rampa náutica, centro de atendimento ao turista e urbanização. “É um projeto demorado e vamos buscar recursos junto ao Governo Federal [...] temos esse compromisso com o deputado [federal] Juarez Costa (MDB)”.

 

Educação

Em 2024, a gestão municipal inaugurou a escola no Jardim América com recursos próprios, além de reformar outras unidades escolares.

 

“Agora, estamos reformando e ampliando a escola no distrito de Itaquerê, com a construção de mais duas salas de aula e a reforma da cozinha. Construímos Escola Indígena, reforma da APAE, em parceria com o Ministério Público. Pelo terceiro ano consecutivo, entregamos uniformes aos nossos alunos”, ressaltou Zampa.

 

Outra novidade na educação é o método apostila que a prefeitura de Novo São Joaquim está licitando. “Esse método é aplicado nas escolas particulares [...] estamos dando ensino de forma igual, desde os alunos da zona rural aos alunos da zona urbana”. O prefeito ainda destacou que adquiriu duas vans escolares e mais outro veículo para a saúde. O município ainda pode ser contemplado com dois ou três ônibus escolares neste ano.

 

Já o projeto para tornar a Escola Estadual José de Alencar no distrito de Cachoeira da Fumaça em Escola Agrícola está sendo executado. Segundo o gestor, a unidade vai receber alojamentos masculino e feminino e vai atender vários alunos da região. A previsão é que o local passe a funcionar nessa modalidade a partir de 2026.

 

Eventos

 

O prefeito confirmou que a sua gestão está trabalhando nos dois principais eventos do município, ExpoNovo e Festival de Pesca no distrito de Cachoeira da Fumaça.

 

“Já estamos preparando a ExpoNov, evento que comemora o aniversário da nossa cidade. A data será nos dias 15, 16 e 17 de maio. Já demos andamento na contratação dos artistas, em breve anunciaremos a programação completa. Fica aqui o nosso convite para nos prestigiarem”, disse o gestor.

 

O parque de exposição deve passar por reformas e as ruas no interior do local vai receber micro revestimento.

 

Já a grande novidade, fica por conta da data do Festival de Pesca. Nesta edição, a gestão municipal resolveu realizar com uma semana de antecedência, entre os dias 28, 29 e 30 de agosto.

 

“O festival é um evento que cresce a cada ano e é reconhecido no Brasil inteiro. O ano passado foi um sucesso e este ano não será diferente. Antecipamos a data em uma semana estrategicamente, devido a contratação de shows entre outros fatores”, revelou Zampa.